segunda-feira, 23 de junho de 2008

Rê, um cara legal

Ontem bateu a liga de procurar um texto do Reinaldo Moraes na internet e me deparei com o blog dele. Pra mim foi uma novidade, já que fazia tanto tempo que havia lido uma matéria na Folha de S. Paulo sobre o projeto Amores Expressos, que até esqueci quem fazia parte dele.

Para quem tem preguiça de clicar no link do site, eu resumo do que se trata. É simplesmente uma iniciativa genial entre a Companhia das Letras, RT/Features e Academia de Filmes de enviar escritores brasileiros para várias capitais espalhadas pelo mundo com a doce missão de escrever um romance sobre uma história de amor. Vários nomes bacanas de diversas gerações estão por lá, como Daniel Galera e João Paulo Cuenca - representando a moçada mais nova, e o Sergio Sant’Anna e Reinaldo Moraes, que são os das antigas.




Foto roubada do blog do cara. Vai lá reclamar.


O Reinaldo Moraes, aliás, é um dos autores mais divertidos de toda essa moçada. Tem uma narrativa tão solta, que alguma vezes dá vontade de abrir uma latinha de Skol e acender um Marlboro, dando a impressão de estar em um bar ouvindo um cara legal contar um “causo” interessante. O estilo dele é tão engraçado quanto o percurso que ele fez pela literatura. No final dos anos 70, Reinaldo foi a Paris patrocinado por uma bolsa de estudos para escrever uma tese sócio-econômica, mas lá resolveu mandar tudo pro inferno e mergulhar na boêmia parisiense. O detalhe é que ele escancara a aventura no seu primeiro romance, chamado Tanto Faz. Depois mantém a saga estradeira na volta para o Brasil, onde desviou para Nova York e pariu outro livro: Abacaxi. O primeiro foi publicado em 1980 e o segundo em 1984. Daí o maluco virou roteirista de novela e, com toda certeza, constatou ter feito uma bela escolha ao abandonar a bolsa de economia para se dedicar à escrita.

O título do texto é referente ao conto Pepê, um cara legal, do livro O Herói Devolvido, de Marcelo Mirisola, que foi quem me falou do Reinaldo Moraes pela primeira vez, quando o entrevistei em Santos, em 2001.

O link do blog que ele mantinha está relacionado ao lado. Chega lá para sacar a aventura que ele passou na Cidade do México.

2 comentários:

Mi, de Camila disse...

O Lourenço Mutarelli também faz parte do Amores Expressos! E o Daniel Pelizzari, o Antônio Prata, a Cecília Giannetti... Só gente boa! =)

Sam disse...

Putz, parece uma coisa. Ontem ví "Abacaxi" dando sopa em um sebo e troquei por... Henry Miller...:)Clichê, mas não tinha ainda Trópico de Câncer.Blá!
Leio você, meu querido.Seja bem vindo ao lar embora eu aí não esteja.
Beijinho