sexta-feira, 26 de março de 2010

Hot blocks


Alex Chilton
Quando morei em Santos me tornei amigo de um grupo de jornalistas músicos que tinham uma banda chamada Smiley, uma grande banda. Todos eles eram fãs de um estilo que eu, até então, achava que era simplesmente rock alternativo que tocava em Sessão da Tarde. Mas aí a denominação de Power Pop me fez engolir a ignorância e partilhar com eles o gosto por aquelas bandas cheias de melodia, mas ácida demais para ser apenas uma banda pop. E na semana passada quem nos deixou foi um dos nomes mais expressivos do estilo, Alex Chilton, vocalista e guitarrista do Big Star. Chilton tinha 59 anos e morreu de um possível ataque cardíaco e fará companhia ao seu parceiro Chris Bell, que morreu em 1978 em um acidente de carro. A banda dos anos 70 hoje em dia é cultuada por fãs do estilo, mas o Big Star ainda figura entre os mais injustiçados do rock ‘n’ roll.

Fica aqui nossa homenagem a Alex Chilton com uma apresentação ao vivo da música Thirteen.



Juan Ravioli
O Rafael me trouxe de Buenos Aires um disco de um cara que tenho escutado demasiadamente, o Juan Ravioli. Uma grande amiga minha é assessora de imprensa dele e já tinha me falado que o som de Ravioli era um folk bonito e bem executado que ganhou a imprensa argentina – o jornal Clarin o elegeu como artista revelação em 2009. Me lembrou um músico canadense que descobri por acaso no começo da década 00 chamado Barzin. Os dois se diziam influenciados por Leonard Cohen.



DJ Konsiderado
O mesmo Rafael, aliás, é o DJ Konsiderado. Graças a um empurrão de amigos, ele acaba de lançar um disquinho pela Red Bull junto com outro DJ muito bom de Belém, o Pro.efx. O DJ Konsiderado nasceu da idéia de fazer mash up indie com batida tecnobrega, depois evoluiu para músicas próprias, sempre com a batida tecnobrega, mas agora com a participação do MC Ratoboy e Marlon Branco. Depois dele, coincidentemente, veio o DJ Cremoso, com a mesma idéia, mas espalhando mais seus mash ups por aí. Só pra deixar claro, o Konsiderado veio antes. O CD Pro.efx & DJ Konsiderado vai ser distribuído em boates de bares do Norte e Nordeste. Mas dá pra sacar no blog dele.



The story of Anvyl
Lí na Veja há umas duas semanas uma matéria muito legal do Sérgio Martins sobre o documentário The story of Anvyl. O filme conta a saga de dois metaleiros cinqüentões que correm atrás do grande sonho de viver como uma estrela do rock sua banda, a canadense Anvyl. A banda tem o reconhecimento de figuras importantes do rock, como Lemmy e Slash, mas ainda assim caiu no ostracismo e só agora foi relembrada nesse belo documentário. Fazia tempo que não achava um documentário tão emocionante. É mais um caso da vida real imitar a ficção, com o hilariante This is The Spinal Tap.


2 comentários:

Mauricio disse...

Diga Marcelo,

Tempão que não passava pelo teu blog. Muito legais as dicas, não conhecia Ravioli, gostei do som.

Se gosta de um som diferente procura o músico uruguayo Alejandro Balbis no youtube realmente é muito bom.

¡Un gran abrazo y nos vemos!

Marcelo Damaso disse...

Obrigado pela dica, Mauricio. Estou indo atrás do Alejandro.

Grande abraço.