No final do mês passado estive em Porto Alegre lançando meu livro. Na real, fui a convite do Fernando Rosa e de seu Festival Noites Senhor F. Aproveitei a estadia e a cidade que aprecio um bocado pra esticar mais uns dia se fazer o lançamento por lá.
Pessoal muito simpático da Palavraria que me recebeu através de uma grande ajuda do meu amigo, o produtor e músico Iuri Freiberger, e do - também músico - e poeta Pedro Gonzaga. Carla, Carlos e Heron, donos da Palavraria, me receberam com uma simpatia peculiar, dessas que se vê muito pouco por aí.
Porto Alegre é uma das cidades que eu realmente queria lançar o Iracundo, afinal, é onde termina o livro - não, isso não é spoiler. As outras cidades em que gostaria de lançar são Montevidéu e São Paulo, duas capitais por onde o intrépido Mário - personagem narrador de Iracundo - passa. O livro costura um Brasil de Norte a Sul, e pelas quase 200 páginas do romance, cidades pequenas de beira de estrada como Paragominas, Gurupi, Açailândia e outras mais desenvolvidas como Uberlândia, Uberaba, até o interior charmoso do Uruguai Tacuarembó. E não é spoiler, só um GPS do livro.
Uma das maiores influências de Iracundo é o romance Hotel Atlântico, do gaúcho João Gilberto Noll. Deixei uma cópia do romance com dedicatória pra ele na Palavraria, vai que... Uma vez João Gilberto Noll veio a Belém. Na ocasião eu era repórter do caderno de cultura do Diário do Pará, na época o divertido Caderno D. Fui entrevistá-lo para a capa do caderno. Pra mim um dos melhores momentos da minha vida como repórter. Depois, trocando emails com Noll, importunei o pobre homem mandando contos pensando que qualquer toque de um cara como ele iria moldar minha escrita, me apontar direções e fazer com que eu desenvolvesse um estilo próprio. Ele elogiou um conto me mandou honestamente seguir em frente. Foi importante aquilo, deu no que deu.
De todo modo, Iracundo está à venda em Porto Alegra, na Palavraria (Vasco da Gama, 165 - Bom Fim - tel.: 51-3268-4260).
Presenças ilustres (esq. para di.) de Rochele Bagatini, Iuri Freiberger, Fernando Rosa, Pedro Gonzaga e Carla. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário