sábado, 17 de setembro de 2022

Atrás de Plastic Bertrand

 


 

Foi no filme francês Rock ‘N Roll, de Guillaume Canet, de 2017, que a música Ça Plane Pour Moi voltou a tocar dentro da minha cabeça. Consegui ir a França em dezembro de 2021 a trabalho e nas minhas garimpagens acabei esquecendo de procurar o Plastic Bertrand. E então tive a chance de voltar a Europa no verão de 2022, quando decidi ir atrás desse disco, que achei que seria super fácil de achar. E não foi.

A primeira loja de discos que fui na França foi na pequena cidade de Saint Nazaire. O dono da loja achou que tinha, fez uma busca e nada. Me disse que não seria difícil achar. Segui tranquilo. Já em Paris, me senti um pouco inseguro de ser julgado pela minha busca por aquele músico que parecia uma mistura do Pequeno Príncipe com o Pablo de “Qual é a música?”.

Até que lá pela terceira loja - das mais de 10 que fui – tomei coragem e falei pro rapaz: “Pardon, não me leve a mal e nem me julgue, mas eu queria o disco do Plastic Betrand”. E ele disse que isso jamais seria motivo de julgamento, pois ele era muito cultuado na França inteira. Ele estava absolutamente certo. E lá tinha um álbum, mas sem Ça Plane Pour Moi. Não levei. Entrei em mais três lojas e nada, e comecei a ficar preocupado. Até que em uma delas, o dono me disse que seria bem difícil eu conseguir o disco com essa música, que ele mesmo só tinha o single de Ça Plane Pour Moi, um grande hit de 1978 que nunca envelheceu.

Entrei na Discogs, achei apenas coletâneas, mas vi quem tinha o disco na França e mandei mensagens tentando fazer a compra pessoalmente. Não deu também. Mas o motivo de ter quase desistido veio quando entrei na Gilbert Joseph, que quando perguntei o atendente deu uma risada e disse que seria impossível eu achar. Ah, filhadaputa... Me meti numa busca insana pra calar aquela risada debochada. Achei um compacto de 7” numa sessão de usados a 3 euros. Esfreguei na cara dele, que disse “ah, tinha esse, né? Mas o álbum dele mais conhecido é muito difícil de achar”. E era mesmo.

Ainda busquei por mais algumas lojas, mas nada feito. Próxima parada: Berlim. No meu último dia, tive a companhia de Rodrigo da Mata, que me levou a várias lojas. E então paramos na frente da pequena loja Franz & Joseph. Ele disse “ó, aí eu não entro, o cara é um babaca. Vai lá que te espero aqui”. Chequei primeiro a bandeja de fora, e de cara já tinha “Gosh it’s...”, do Bad Manners, por 10 euros. Aí tem! Entrei, vi ele por ali olhando com certa desconfiança um casal jovem. Já estava com Bad Manners, um single de Cristal, do New Order e o Licensed to III, dos Beastie Boys, que daria de presente pro Rodrigo. O dono olhou o que eu tinha nas mãos e deu o que poderia vir a ter sido um sorriso.

E aí quem surge na minha mão? Plastic Betrand, edição alemã da época, o primeiro álbum AN1, exatamente o que estava buscando, por 10 euros! PEGA, PORRA! Embora tenha me contido, talvez o pequeno salto de alegria que dei poderia me entregar.

Fui em direção a ele pra pagar. Ele olhou os discos, pegou o de Plastic Bertrand e disse: “Very nice album. I forgot I had this one here”. Gelei, mas acabei abrindo minha boca e falei que tinha andado a “França toda” atrás desse disco e não imaginava encontrar ele ali, principalmente, custando 10 euros. Por que eu disse isso, caralho? Mas então foi quando ele pôde ler minha alma e eu a dele, e num momento divindo entre um vendedor e um colecionador de discos, a honestidade brilha mais forte. Ele poderia ter pegado o disco da minha mão e não me vender. Era dele, eu não poderia fazer nada. Mas não fez isso, e saí de lá achando a vida mais linda, o céu mais azul, o calor uma delícia e direto para uma cerveja, pra comemorar. Na verdade, comemorar e ficar ainda mais irresponsável comprando discos bêbado.

No final, havia um motivo grande de eu não achar o disco na França. Plastic Bertrand é Belga, de Bruxelas, e sua carreira foi toda por lá. E embora seja vizinha da França e com o mesmo idioma, a Bélgica também é vizinha da Alemanha. Então as chances eram iguais, mas o destino foi mais sagaz.




Nenhum comentário: