sexta-feira, 12 de junho de 2009

Se Rasgum divulga bandas para as seletivas

Festival Se Rasgum anuncia as 24 bandas selecionadas para as seletivas e confirma a participação de nove grupos locais no festival

Mais de 100 bandas paraenses se inscreveram para participar da quarta edição do Festival Se Rasgum, que esse ano optou por abrir uma seletiva em que 24 bandas se apresentarão na TV e Rádio Cultura nos dias 20 e 27 de junho.

As bandas foram escolhidas através de uma votação feita por oito jurados escolhidos pela organização do Festival. Esses jurados foram: Fabrício Nobre (organizador dos festivais Goiânia Noise e Bananada, presidente da Abrafin e um dos donos do selo Monstro Discos), Rodrigo Lariu (jornalista e dono do selo Midsummer Madness), Fernando Rosa (jornalista, organizador do festival El Mapa de Todos e dono do selo Senhor F), Iuri Freiberger (baterista da banda Tom Bloch e produtor do estúdio Toca do Bandido), Maurílio Kuru (produtor cultural e diretor da Cria! Cultura). De Belém, o festival contou com a curadoria de Edyr Augusto Proença (jornalista, escritor e radialista), Marcos Sacchi (radialista) e Beto Fares (produtor, radialista e apresentador do programa Balanço do Rock).

A iniciativa de disponibilizar essas bandas para jurados de fora foi fazer com que esses grupos tenham recebido a atenção de pessoas que estão movimento o cenário da música independente autoral pelo Brasil. O produtor goiano Fabrício Nobre disse que um dos pontos fundamentais de sua avaliação foi a gravação e ver se o Myspace (página na internet) da banda estava organizado. “Banda hoje em dia tem que estar conectada com o mundo”, completa.

Todos os jurados receberam um login e senha para entrar no site da produtora e escutar as bandas. O processo de inscrição e votação foi todo on line. “Achei legal e fácil a forma de trabalhar que vocês disponibilizaram. De certa forma, conheço as bandas mais legais daí de Belém. É importante pra conhecer o que vem sendo produzido mais recentemente. A iniciativa de vocês é importante, até pra coletivizar, universalizar uma visão sobre a cena local”, observou o jornalista Fernando Rosa, do site Senhor F.

As 24 bandas escolhidas através de votos dos jurados participarão de uma disputa ao vivo pela TV e Rádio Cultura, de onde sairão oito bandas para se apresentar no final das seletivas, na festa de lançamento do festival abrindo para a banda Móveis Coloniais de Acaju. Desta última etapa, as três melhores bandas na opinião dos jurados e público tocarão no 4 Festival Se Rasgum.

Além da escolha dos jurados, a curadoria do festival tirou da lista de bandas inscritas nove grupos que não passarão pelas seletivas e já são as primeiras confirmações de atrações do Festival Se Rasgum, que foram: ProFX, Clube de Vanguarda Celestial, Trio Manari, Delinqüentes, Dharma Burns, The Baudelaires, Johny Rockstar, Ataque Fantasma e Aeroplano.


As 24 bandas que passarão pelas seletivas nos dias 20 e 27 de junho:

Hebe e os Amargos
Os Caras da Estrella
Sincera
Malachai
Barão Geraldo
Máfia da Baixada
Ultraleve
Paris Rock
Juca Culatra e Power Trio
Vinil Laranja
Inversa
Amplificador de Brinquedo
Força Paralela
Aliados MC’s
Neurama
Os Miguelittos SA
Octoplugs
Tenebrys
16-bits
Ruwa
Meffista
Plug Ventura
Bobo da Corte
Minerva


E as nove bandas selecionadas pela curadoria do festival que já estão confirmadas no festival:

ProFX
Clube Celestial de Vanguarda
Aeroplano
Johny Rockstar
Ataque Fantasma
Dharma Burns
Delinqüentes
The Baudelaires
Trio Manari

Nenhum comentário: