sábado, 5 de junho de 2010

Conexão Vivo chega a Belém


 Programa de estímulo ao desenvolvimento do setor musical do país chega a Belém pela primeira vez, com shows, workshops e oficinas

O Conexão Vivo está no Brasil. Está nas ruas, nas praças, nos palcos e nos olhos e ouvidos de um público atento. O Conexão Vivo está nas mãos de artistas antenados e, ainda, nas mentes de produtores comprometidos com a difusão da música nacional. O Programa veio para constituir uma rede de artistas e produtores que trabalha tanto com novos como com consagrados nomes da música brasileira, apontando novos caminhos e encontrando respostas para os desafios do mercado da música independente. 

E o Conexão Vivo chega, a partir de 10 de junho, ao Pará. Em Belém, durante quase uma semana, o público poderá mergulhar no universo criado pelo Programa, que chega pela primeira vez à região Norte do país. A semana Conexão Vivo em Belém começa no dia 10, com discussões, palestras e workshops, que buscam abordar temas relacionados à esfera musical e produtiva de toda uma engrenagem que faz com que a música funcione não só como manifestação artística, mas como ponto de partida para mudanças e novas discussões sobre mercado e cultura. Os debates, palestras e workshops serão realizados pela manhã e à tarde no Iap - Instituto de Artes do Pará.

Nina Becker mostra seu som pela primeira vez em Belém


Caldo de Piaba toca sua guitarrada acreana no dia 11, no Pier das Onze Janelas


E no final da semana, de 11 a 13 de junho, o Píer das Onze Janelas recebe a programação gratuita de shows do Conexão Vivo. Nas três noites, dezesseis novos artistas se apresentarão, representando a pluralidade de estilos e novas conexões na música brasileira. Entre as atrações, nomes paraenses como Pio Lobato, La Pupuña, Gabi Amarantos e o combo Metaleiras da Amazônia + Juca Culatra + Floresta Sonora se apresentarão ao lado de revelações como Caldo de Piaba (AC), Romulo Fróes (SP), Nina Becker (RJ) e a banda Eddie (PE). Além deles, artistas patrocinados pelo Conexão Vivo, como os mineiros Gilvan de Oliveira e Sérgio Santos, também integram a etapa paraense do Conexão Vivo, com show ao lado de Zé Renato (Boca Livre).  

 Romulo Froés também faz seu primeiro show em Belém

 Eddie encerra a programação no domingo, dia 13

A programação de shows conta também com números inéditos de parcerias entre artistas de renome nacional. A banda mineira Falcatrua, por exemplo, chama para o palco Kid Vinil, o ícone dos anos 80 que se consagrou ao lado de sua banda Magazine, com hits como Eu sou boy e Tic nervoso

Conexão Vivo
Há dez anos, em Minas Gerais, surgia o Conexão Vivo (que atendia ainda como Conexão Telemig), um projeto audacioso que tinha o objetivo de apontar novos caminhos e buscar respostas para os desafios do mercado mineiro de música independente. Agora, depois que parte dessa conquista foi alcançada em território mineiro, o Conexão Vivo amplia sua missão estimulando a formação de uma rede colaborativa nacional, beneficiando o conjunto da cadeia criativa e produtiva da música em toda a sua diversidade.

Em 2010, incentivando projetos e iniciativas em 5 estados - Pará, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais - o Programa busca fomentar a cadeia produtiva da música, reunindo, sob seu guarda-chuva, ações de circulação artística (shows), editais,  festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas culturais e seminários, atividades de qualificação profissional, rede de relacionamentos, produção de conteúdo audiovisual e uma série de outras ações, que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

Em 10 anos, participaram dos shows do Conexão Vivo, mais de 600 artistas brasileiros e convidados internacionais, em mais de 1.500 apresentações, privilegiados por um público superior a 400 mil pessoas. O projeto já produziu ou financiou mais de 250 mil CDs e DVDs individuais e coletivos.

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é  o foco da política cultural da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos programas culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, basta acessar o portal www.conexaovivo.com.br.

PROGRAMAÇÃO 

Sexta, 11.06:
19h – Minibox Lunar (AP)
20h – Zarabatana Jazz convida Dayse Addario
21h – Caldo de Piaba (AC) convida Pio Lobato (PA) e Leo Chermont (PA)
22h – Sérgio Santos (MG) convida Zé Renato (RJ)
23h – Circuito Floresta Sonora (PA)

Sábado, 12.06:
18h – Orquestra Juvenil de Violoncelistas da Amazônia (PA)
19h – Sandália de Ambuá (PA)
20h – Romulo Fróes (SP)
21h – Gilvan de Oliveira (MG) convida Marco André (PA)
22h – La Pupuña (PA) convida Candiru Malino (PA)
23h – Gabi Amarantos (PA) 

Domingo, 13.06:
19h – Cataventoré  (MG) convida Sebastião Tapajós 
20h – Olyvia Magno (PA)
21h – Nina Becker (RJ)
22h – Falcatrua (MG) convida Kid Vinil (SP)
23h – Eddie (PE)

Nenhum comentário: