sábado, 26 de junho de 2010

De Cameron


Todo mundo que gosta de cultura pop se identificou com o personagem Willian Miller, do filme “Quase Famosos”, o moleque de 15 anos que consegue um freela para a revista Rolling Stone acompanhando uma grande banda de rock dos anos 70. Esse moleque, depois da intrépida incursão aos backstages da história do rock, virou um roteirista de filmes adolescentes legais e, posteriormente, um diretor autoral de carreira respeitada. Cameron Crowe fez uma trajetória divertida em sua carreira, mesmo eu achando que falta um pouco de ousadia em seus filmes. 

 Cena emblemática do filme de 1989

Deu vontade de escrever sobre isso agora que acabei de rever Digam o que quiserem, primeiro filme dele. Eu vi há muito tempo, era moleque, mas baixei há mais de um mês, antes de saber que o Telecine Cult me pouparia esse trabalho. O filme é de 1989 e foi o primeiro longa escrito e dirigido por ele. Tem o John Cusack novinho e a beldade Ione Skye, seu par romântico. O mais curioso de Digam o que quiserem é que parecer que Cameron Crowe acertou a mão como só o fez mais duas vezes em sua vida, na comédia romântica grunge Singles (Vida de Solteiro) e em seu melhor filme, Quase Famosos. É dele ainda Jerry Maguire, Vanilla Sky e Tudo acontece em Elizabethtown (que eu nem tive coragem de ver ainda).


Tio Crowe mandando bem bos sets de filmagem


Mas vamos ao que interessa, Crowe sabe costurar uma história que misture dilemas amorosos, escolhas precipitadas da juventude junto com personagens carismáticos e usando a cultura pop como pano de fundo. É o que tem no filme Picardias Estudantis, que Cameron Crowe roteirizou. E é o que há de mais legal em Digam o que quiserem, que se tornou um filminho Cult com o personagem de Cusack, um lutador de kickbox que começa a namorar a garota linda e rica da escola e é bem enfático ao dizer que é muito jovem para se preocupar com sua carreira e com o que vai fazer para o resto de sua vida. E acho que está aí meu maior ponto de identificação com o filme. O personagem é tão legal que ficou entre os 100 Maiores Personagens de Filmes de Todos os Tempos, da revista Premier Magazine, nos anos 90.


Fico me perguntando se ele não seria o cara perfeito para a adaptação de Alta Fidelidade para as telas, junto com Cusack. Talvez não por ele ser dono de suas histórias e todos os seus filmes terem a mesma linguagem, mas que essa é uma dupla bem legal, isso é.



Trailler de Digam o que quiserem (say anything):


2 comentários:

Raphael disse...

Jerry Maguire é legal, Vanilla Sky estilisticamente é bacana mas perde na comparação com o original espanhol... e Elizabethtown achei uma bosta. Respire fundo antes de ver. Mas há quem goste. Abs!

Silvana Saldanha disse...

Tá bom, eu confesso: eu amo o John Cusack desde adolescente (coisas para o divã - rsrs). :/
bj,
Sil