sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Eletro + funk + dub + social = Coletivo Rádio Cipó

Coletivo Rádio Cipó lança DVD em show com Metaleiras da Amazônia e Juca Culatra & Power Trio no Açaí Biruta, dia 31 de janeiro. No show serão gravadas imagens para o documentário “Estação da saudade”, sobre a vida e obra de Mestre Laurentino.


Eletrofunkdubsocial, o título que agrega todos os estilos e a missão do Coletivo Rádio Cipó, batiza também o primeiro registro audiovisual da banda, gravado ao vivo em setembro de 2005, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. O DVD, que traz também entrevistas e quatro videoclipes do grupo, terá uma festa especial para seu lançamento: Sábado, 31 de janeiro, no Açaí Biruta. O evento contará com a participação das bandas Coletivo Rádio Cipó, Metaleiras da Amazônia, Juca Culatra & Power Trio, os DJs Marcos Sacchi (dub, world music), Marcelo Damaso (cúmbia, ska e samba rock), ProEfx (Jango e ragga) e Guga de Castro (do projeto Farra na Casa Alheia) e os VJs Máster Mode e Guto Baca.


Co-produção da Floresta Vídeo e Núcleo de Vídeo RC, o DVD traz o show intercalado com trechos de making off, imagens de shows por outras capitais, entrevistas com convidados do Coletivo, como Mestre Laurentino, Dona Onete e Mestre Bereco, além do depoimento de produtores musicais da cena nacional como Marcos Sacchi e Jomardo Jomas (do Festival MADA, de Natal). As músicas “Majey”, “Matinha do Cruzeiro” e “Foguete”, todas do álbum “Formigando na calçada do Brasil”, compõem uma trilogia que ganhou seus próprios videoclipes.

Todas as músicas executadas em Eletrofunkdubsocial também fazem parte do primeiro CD da banda, com exceção de “Vale de São Fernando”, de autoria de Mestre Laurentino. O DVD tem direção de Ronaldo Rosa e Renato Chalu. A produção executiva é de Luciana Martins.
A apresentação do Coletivo Rádio Cipó no dia 31 também sela a parceria com os grupos Metaleiras da Amazônia e Juca Culatra & Power Trio, já estabelecida entre o Núcleo de Vídeo e Áudio do Coletivo Rádio Cipó e Casarão Cultural Floresta Sonora, que reflete em várias ações como a captação do áudio ao vivo e a festa Casarão Live, que acontecem todas as quintas no Café com Arte.

MESTRE LAURENTINO

“Lorinha Americana”, de Laurentino junto ao Coletivo Rádio Cipó, também ganhou um videoclipe especial junto à gravação de “Eletrofunkdubsocial”. O clipe já faz parte de outro projeto do Núcleo de Vídeo RC, que aproveitará o show para capturar imagens para o documentário “Estação da saudade”, sobre a vida e obra de Mestre Laurentino.

“Em ‘Estação da saudade’ vamos contar sobre a vida artística do roqueiro mais antigo do Brasil”, conta a Produtora Executiva Luciana Martins. Para o documentário foram colhidas entrevistas com produtores, músicos e familiares e resgatados imagens de shows de Laurentino feitos pelo Brasil, como em Recife, Goiânia e São Paulo onde foi produzido o videoclipe da música “Terra de Bandeirantes” que fala sobre sua experiência em São Paulo pela primeira vez em 2003.

O filme faz parte do projeto “Acervo Audiovisual Mestre Laurentino, 80 anos de vida” com coordenação executiva de Carlinhos Vaz e Camila Branco, que acompanha dois CDs (Lorinha Americana e Paisagem de Nuvem Branca Embaixo do Céu Azul), biografia com partituras, fotos e brinde especial.

O DVD tem ainda direção e acervo de fotos de Renato Chalu, câmera de Guto Nunes e conta com patrocínio oficial da Oi Futuro e Apoio Institucional da Fundação Cultural Tancredo Neves através de Lei de Incentivo à cultura – Lei Semear, Parceria Institucional do Governo do Estado através de convênio com a Fundação Carlos Gomes, Co-Produção da Caiana Filmes e Apoio Cultural do Casarão Cultural Floresta Sonora e Ná Figueiredo pelo selo Ná Records. A Realização é da Associação Beneficente Integra Belém e do Núcleo de Vídeo RC.


No dia 31, no lançamento do DVD do Coletivo Rádio Cipó, serão gravadas músicas ao vivo do Mestre Laurentino como “Morena Brasileira”, “O Roque da Aranha Cor de Rosa” e “Nega Missuenplu”, que contarão com cenário e iluminação especiais para o documentário “Estação da Saudade”.


SERVIÇO
Show de lançamento do DVD “Eletrofunkdubsocial”, dia 31 de janeiro (sábado), no Açaí Biruta (rua Siqueira Mendes, 58, Cidade Velha). Shows: Coletivo Rádio Cipó, Metaleiras da Amazônia e Juca Culatra & Power Trio. Ingressos antecipados a R$ 10,00, nas lojas Sandpiper (Belém Shopping Iguatemi) e Na Figueredo (avenida Gentil Bittencourt, 449).

Um comentário:

Martina disse...

não aguento o blog do nick hornby nos teus favoritos. sério.