Minha idéia não era embalar tanto essa história do desaparecimento Belchior. Mas ontem, 30.08, o jornal uruguaio El País afirmou que Belchior está isolado em uma cabana na cidade San Gregorio de Polanco, no Uruguai. Segundo a notícia, o músico foi localizado pela reportagem do jornal, mas não quis falar de assuntos pessoais. A mulher do compositor disse que seu isolamento tem o único motivo de parir um novo projeto.
A notícia me fez lembrar do motivo principal para a criação deste blog. Em abril de 2008, sobrecarregado e de saco cheio de trabalhar cinco anos como jornalista de redação, dei um pé na bunda dos compromissos e me mandei para lá. Meu projeto era exatamente o mesmo, me isolar e escrever um projeto que estava há quatro anos arquivado nos meus pensamentos. Lembro que numa conversa com alguém lá em Montevidéu, ouvi algo como “ah, legal, muita gente faz isso, vem para cá ou para escrever ou compor músicas”. Eu só sabia que a Shakira se meteu a fazer isso, mas depois li algumas coisas mais profundas, que Albert Camus fez o mesmo e o compositor uruguaio Jorge Drexler também já havia se refugiado no interior de seu país para compor.
Sempre me perguntavam por que o Uruguai. Eu nunca soube responder, mas quando fui por lá em 2006, passei três dias e me apaixonei pelo lugar, sabia que era lá que eu iria querer me isolar um dia. Hoje, escolhi o Uruguai como minha segunda casa. Já falei pra caralho de lá e vou parar por aqui (os posts antigos estão todos arquivados aí do lado). Não tem como a inspiração não bater. Ela chega com as cargas redobradas até para se falar de outra realidade, como o sertão brasileiro, a Colômbia ou uma França de nariz
2 comentários:
E falando nisso.. quando que o livro nasce, amigão?
Sempre quis dar um balão pelos países vizinhos.
Postar um comentário